Na freguesia da Carapinheira, cerca de duas centenas de pessoas participaram, dia 29 de Maio, na caminhada solidária “Todos Por Todos”.
A iniciativa solidária e de voluntariado comunitário, promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), apoiada por diversas entidades, pretendeu contribuir para a promoção de estilos de vida saudável, para a educação e o acesso à informação, bem como para a promoção da ação individual e coletiva na luta contra o cancro.
A caminhada começou no Parque Nossa Senhora das Dores, no Alhastro, após uma animada aula de zumba, que serviu de aquecimento, os caminhantes, com T’shirt alusiva à iniciativa e munidos de brochura explicativa dos locais a visitar, com textos de Aldo Aveiro, visitaram o património religioso da freguesia da Carapinheira e usufruíram das belas paisagens sobre os campos do Mondego. Com cerca de 8 quilómetros, a “Rota das Capelas” mostrou a Capela de Santo Amaro, a Igreja Matriz, a Capela Santo Cristo, a Capela de São Tomé, a Capela do Espírito Santo, o Fontanário de São João, o Jardim de São Pedro, a Capela de Santo António, no Outeiro, e o Cruzeiro do Alhastro.
Antes do início da atividade, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Vítor Monteiro, agradecendo a presença de todos os participantes, realçou que “temos de estar unidos nesta luta que afeta todos nós”.
No mesmo sentido, Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, deixou “palavras de profundo agradecimento e gratidão pública” aos participantes, sublinhando que “esta filantropia é muito importante, é um ato muito nobre pois só verdadeiramente unidos conseguiremos sensibilizar todos para esta causa comum.”
Por seu turno, a representante do Núcleo Regional do Centro da LPCC, Laura Tomé, ressaltou que “estas atividades são muito importantes para chamar a atenção para o cancro e para desmistificar esta doença”. Agradecendo o apoio da Junta de Freguesia da Carapinheira, da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e das diversas entidades concelhias que contribuíram para o sucesso desta caminhada, Laura Tomé destacou “o trabalho e a ação contínua na comunidade ao longo de todo o ano, do Grupo de Voluntariado Comunitário de Montemor-o-Velho”.
Texto e foto: Aldo Aveiro