Em
Notícias da Sua Terra

2026/02/03

Eduardo Costa: A Preocupante Realidade das Redes Sociais

ATUALIDADE Noticias em Destaque

Compreendendo perfeitamente a boa intenção do uso das redes sociais para votações, nomeadamente para atribuição de prémios, inclusive pecuniários de concursos organizador por instituições insuspeitas,

Lembro que as redes sociais estão a ser proibidas por vários países europeus para cidadãos até aos 16 anos de idade. Portugal é um deles. Os alertas sobre o perigo das redes tem sido uma constante. 

A quantidade de perfis falsos é imensa. Uma pessoa pode ter os perfis falsos que quiser, comentar notícias e alimentar mentiras. Há aqueles que se destinam a afetar a vida de pessoas ou organizações. Inclusive, a escolha dos nossos governantes.

A influência que estas redes têm na opinião das pessoas é preocupante. E molda o pensamento com notícias falsas e desinformação. 

A decisão dos britânicos que decidiram sair da União Europeia foi influenciada por uma campanha com notícias falsas divulgadas pela rede social. Foi admitido. Um desconhecido candidato a presidente da Roménia ganhou as eleições. Foram anuladas. Descobriu-se que uma massiva campanha de uma rede social na noite anterior influenciou este resultado.

Que me desculpe quem pensa o contrário, mas como jornalista não posso deixar de ficar preocupado com esta realidade. 

A informação credível tem de ser produzida por órgãos de comunicação social credíveis. Com responsáveis devidamente identificados e sujeitos a leis que procuram impedir as notícias falsas. E que não se podem esconder atrás de perfis falsos. 

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional de Imprensa Regional 


Destaque 

“A informação credível tem de ser produzida por órgãos de comunicação social credíveis.”
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
José Pereira: Um mês
13/03/2026
ETAP abre portas à comunidade na Semana Aberta 2026
13/03/2026
Telmo Lopes: Comunicação ou propaganda
13/03/2026
Louriçaliadas estão de regresso à Vila do Louriçal
7/03/2026
Reuinião com Agricultures e Orizicultures
23/02/2026
João Santos: Pensar e preparar o território
20/02/2026
José Pereira: Informar será sempre muito importante
11/02/2026
Pombal: Práticas inclusivas no Refeitório Escolar
11/02/2026