A União Desportiva, Recreativa e Cultural Mata Mourisquense surgiu há 45 anos. Em 4 de Dezembro de 1980 «nascia mais do que um clube de futebol - nascia um sonho e um emblema capaz de unir vozes e gerações», lê-se nas respectivas redes sociais. «Desde 1980 que crescemos em prol da comunidade e da nossa terra».
Sócios, adeptos, parceiros e amigos encontraram-se, em 13 de Dezembro, para um jantar de aniversário em que se brindou «a mais um ano de conquistas, amizade e paixão pelo jogo», referem.
Vítor Cintra, um dos fundadores que há 45 anos sonharam o clube, esteve presente, num evento que contou também com a presença do actual presidente, Nelson Matias, assim como do presidente da Associação de Futebol de Leiria, Carlos Mota Carvalho, e da vereadora da Câmara Municipal de Pombal, Isabel Marto.
«O espírito de união, dedicação, alegria e a animação vividos neste dia mostram que somos mais do que futebol», referem, acrescentando que «na Mata Mourisca nasceu um clube que se tornou identidade, orgulho e resistência. Porque o Mata Mourisquense não se mede em troféus, mas sim em histórias e pessoas».
Texto: José Ribeiro Pereira
"Notícia que também pode ser lida na edição impressa do mês de Janeiro de 2026"