2025/03/18
Realizaram-se a 10 de Março de 2024 as eleições legislativas que deram origem à atual composição da Assembleia da República, decorreu cerca de um ano.
A Coligação PPD/PSD, CDS-PP, PPM, conseguiu alcançar uma vantagem de pouco mais de 50.000 votos em relação ao PS. No que se refere ao número de mandatos, a coligação tem um total de 80 deputados e o PS 78 parlamentares, pelo que os dois deputados do CDS-PP, que aliás têm feito um óptimo trabalho, são decisivos para suportar o governo da República com uma maioria simples.
A coligação atingiu do ponto de vista do CDS-PP os objetivos a que se propôs, derrotar o PS, eleger uma alternativa de direita moderada e permitir o regresso do nosso partido ao parlamento.
Foi com naturalidade que em Junho passado a coligação se repetiu, permitindo a eleição de uma eurodeputada indicada pelo nosso partido, mantendo-se assim a representação política que o partido possuía.
No final de Setembro ou inicio de Outubro deste ano, vamos ter eleições autárquicas para eleger todos os órgãos que gerem a nossa vida quotidiana com maior proximidade, Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal.
A concelhia de Pombal do CDS-PP tem desenvolvido o seu trabalho nos últimos anos na qualidade de oposição ao atual poder laranja, que lidera grande parte dos órgãos autárquicos há quase 32 anos. Temos procurado de forma dedicada analisar o trabalho desenvolvido pelos diversos autarcas em funções, com especial ênfase na ação do Município de Pombal pois é a sua acção que influencia e condiciona o futuro do concelho; procuramos identificar aspectos positivos e negativos, criticar o que achamos mais grave e sugerir alterações ou alternativas.
Aqui chegados, existe a necessidade de analisar a situação do nosso concelho, o panorama político existente, as expectativas de futuro e colocar as seguintes questões:
- Qual a melhor forma de podermos ajudar na melhoria da gestão autárquica?
- Qual a melhor forma de conseguirmos fazer valer a nossa visão para o território e valorizar todo o trabalho por nós desenvolvido?
- Qual a melhor forma de estarmos perto das populações enquanto CDS-PP?
- Qual a melhor forma de servir os Pombalenses?
Depois de uma época conturbada a nível nacional e local no inico desta década, é tempo de o CDS-PP ter uma estratégia bem definida de reimplementação e reaproximação aos cidadãos.
Encerro esta análise com um pedido a todos os Pombalenses. Nas autárquicas de 2021 a abstenção no concelho foi de 53,23% e o somatório de votos brancos e nulos atingiu valores perto dos 7%. Nas próximas autárquicas, analisem as diversas opções que se venham a apresentar e escolham, não deixem que os outros escolham por si.
Telmo Lopes
Presidente da Concelhia do CDS-PP