2025/12/23
ATUALIDADE Noticias em Destaque
Pombal recebeu, no passado mês de Novembro, o Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional - impressa e digital. Tratou-se de uma iniciativa da Associação Nacional da Imprensa Regional (ANIR) cujo programa foi dedicado aos desafios e futuro da imprensa local e regional.
Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Pombal recordou o pai jornalista e director de um jornal local. «Só pode ser por amor à terra e à comunidade», disse o autarca, referindo-se à "paixão" de quem faz jornalismo regional e local. Destacou a importância deste trabalho, já que sem ele o país seria «pobre e invisível». Garantiu que o município que representa continuará a valorizar o sector, já que é graças à imprensa local que a comunidade tem expressão pública.
Foram organizados painéis temáticos com foco no jornalismo de proximidade e que versaram sobre temas tão diversos quanto «o preocupante 'deserto de notícias', fenómeno que ameaça o Portugal Democrático e o acesso à informação local e coesão territorial»; «os limites dos meios de comunicação das autarquias, refletindo sobre independência dos órgãos de menor dimensão»; «a revisão dos incentivos à comunicação social, tema crucial para a sustentabilidade económica dos órgãos de menor dimensão»; «exemplos de sucesso da comunicação social local e regional, nos formatos impressos e digitais, destacando modelos inovadores e boas práticas».
Houve, ainda, cerimónia de entrega de prémios atribuídos pela Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Os prémios visavam distinguir trabalhos de jornalismo local e regional que defenderam os valores de Abril. O Jornal do Centro (Viseu) conquistou o 1.° lugar, seguindo-se o Jornal do Médio Tejo (Tramagal, Abrantes), Notícias de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar) e Praça Alta (Almeida).
O evento decorreu no Cine-Teatro de Pombal e reuniu directores, jornalistas, editores, investigadores, autarcas, deputados e outros representantes da Comunicação Social local e regional.