Conclusão da intervenção está prevista para dezembro de 2023
Já começaram em janeiro as obras de requalificação no Mosteiro de Santa Maria de Seiça, localizado num vale da freguesia de Paião, no concelho da Figueira da Foz, junto à linha ferroviária do Oeste e à ribeira de Seiça.
Com investimento total estimado de 2.924.933,33 euros e um investimento elegível de 2.922.881,66 euros, a intervenção é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) a 85%, ou seja, 2.484.449,41 euros.
“Após sucessivas diligências levadas a cabo pelo Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, nomeadamente através do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), a Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020), aprovou na passada quinta-feira, dia 09 de dezembro de 2021, a candidatura a fundos para a intervenção de requalificação e consolidação do Mosteiro de Seiça”, anunciou o Município da Figueira da Foz por ocasião do anúncio da intervenção.
A candidatura teve por objetivo a recuperação e reutilização deste monumento nacional de elevado valor patrimonial e cultural, devolvendo a sua identidade à população e ao visitante, permitindo a fruição do espaço e o desenvolvimento da cultura e do conhecimento histórico, através da sua preservação e sustentabilidade futura.
A reabilitação do monumento implica uma intervenção cuidada que inclui a remoção das árvores no topo da igreja em ruínas, cujas raízes ameaçam a fachada do século XVI. O mosteiro teve origem na fundação da nacionalidade, embora o conjunto edificado atual seja dos séculos XVI e XVIII.
Marta Botas
Noticia publicada no jornal impresso edição de Fevereiro
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Pombal Escola Segura
1/11/2025
Pombal partilha projetos de mobilidade em laboratório europeu em Hamburgo