Em
Notícias da Sua Terra

2025/04/17

Luis Couto: Vamos novamente para eleições legislativas…

OPINIÕES

A primeira reação foi de completa frustração, de sentir que o mandato que tinha sido atribuído através do voto há um ano tinha sido traído. Principalmente num momento internacional tão instável e imprevisível.

A sucessão de jogos táticos por parte dos partidos, a ausência de sentido de serviço público, a incapacidade de negociação para chegar a consensos e, acima de tudo, alguma infantilidade por parte de agentes políticos, surpreenderam-nos a todos.

É nossa convicção que os portugueses, ao não darem uma maioria clara a nenhum partido, queriam que os partidos dialogassem uns com os outros. Isso não aconteceu.

Refugiei-me no ativista cívico Martin Luther King (MLK) quando refere “aquele que aceita passivamente o mal está tão envolvido nele quanto aquele que o ajuda a perpetrar. Aquele que aceita o mal sem protestar contra ele está realmente cooperando com ele.”

E é esse sentido cívico que deve prevalecer. Ao invés da repulsa a tudo o que é política, devemos envolver-nos mais, em movimentos de cidadania ou como simples cidadãos, como forma de regeneração dos agentes políticos.

Há muito que se fala na alteração da lei eleitoral onde passam a existir dois círculos eleitorais: um nacional onde concorrem os partidos nacionais e pequenos círculos eleitorais onde podem ser eleitos cidadãos sem estarem vinculados a qualquer partido político, modelo este que defendo e que vai ao encontro a essa regeneração. Este modelo já foi apresentado pela SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) e pela APDQ (Associação por uma Democracia de Qualidade) e discutido na Assembleia da República. Parece que foi dotado ao esquecimento… Defendemos também a garantia da proporcionalidade dos deputados eleitos pelos portugueses estrangeiro, dos atuais 4 para 30.

Vamos acompanhar este período eleitoral inesperado com serenidade, esperando que haja maturidade para a discussão das propostas dos partidos e não ceder ao tom acusatório, para que haja mais uma vez, participação eleitoral.

“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.” MLK

Luis Couto

Pombal Independentes
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
João Santos: Pensar e preparar o território
20/02/2026
José Pereira: Informar será sempre muito importante
11/02/2026
Pombal: Práticas inclusivas no Refeitório Escolar
11/02/2026
Desporto: Derby cheio de emoções termina empatado a zero
11/02/2026
Estudantes de São Tomé e Principe recebidos no Salão Nobre da J.F. Louriçal
7/02/2026
Pombal: 𝗔𝗰𝗼𝗿𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗚𝗲𝘀𝘁𝗮̃𝗼 | 𝗔𝗯𝗲𝗿𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗲𝗰𝗵𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗚𝗿𝗼𝘂 𝗲 𝗔𝘀𝘀𝗮𝗻𝗵𝗮 𝗱𝗮 𝗣𝗮𝘇
27/01/2026
Borboleta rara na freguesia do Carriço
24/01/2026
Pescador morre esfaqueado pelo cunhado durante festejos do Ano Novo.
24/01/2026