'Lar da Felicidade' inaugurou em Meirinhas após investimento de 1,5 milhões de euros
ATUALIDADE
Noticias em Destaque
Espaço, que abriu portas no dia 1 de fevereiro, tem capacidade para receber 21 utentes
A Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ‘Lar da Felicidade’ inaugurou no passado dia 23 de janeiro uma nova estrutura residencial para idosos em Meirinhas, no concelho de Pombal, com a realização de uma cerimónia que reuniu dezenas de pessoas da terra e representantes de entidades da região no jardim da instituição.
O novo lar, que já abriu portas no passado dia 1 de fevereiro, tem capacidade e todas as condições para acolher 21 utentes. Vem complementar as valências do centro de dia, apoio domiciliário e creche da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ‘Lar da Felicidade’.
A cerimónia de inauguração foi presidida pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, e contou com as intervenções do presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, do presidente da IPSS, José Carlos Ferreira, e do diretor da estrutura distrital de Leiria da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa.
“Este é um sonho muito antigo, uma luta difícil” disse o presidente da IPSS, José Carlos Ferreira, destacando que o projeto vem “dar resposta e servir a população”.
Antes de entregar o alvará de utilização, Pedro Pimpão, dirigiu-se a José Carlos Ferreira para “agradecer o esforço de anos de trabalho e luta constante” pelo projeto e, ao som de palmas, estendeu os agradecimentos aos colaboradores e às empresas e entidades que o apoiaram.
“Representando um investimento a rondar os 1,5 milhões de euros, apoiado pelo Município de Pombal em cerca de 600 mil euros, a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do Lar da Felicidade permitirá acolher 21 utentes, aumentando, desta forma, a disponibilidade de camas para a valência de lar no concelho, somando-se às cerca de 1.049 vagas que estão distribuídas por cerca de 31 instituições, particulares de solidariedade social e privadas”, destacou o autarca.
“A preocupação com a demografia deve ser da região e do país porque cada vez mais o país vai definhando porque está a ficar sem gente”, alertou a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Destacando que a solução para o problema passará por “um trabalho conjunto de instituições e poder local”, “por atrair e fixar pessoas” e por “mais (…) investimento”, Isabel Damasceno revelou-se “maravilhada” com a arquitetura do novo espaço.
“O estado, através da Segurança Social, tem que estar próximo destas instituições”, acrescentou o diretor da estrutura distrital de Leiria da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa.
“É uma casa dedicada aos mais idosos. Uma casa com dedicação exclusiva a cuidar dos mais vividos. Mais do que o dormir, dar de comer, de beber ou limpar, é ao cuidar que esta casa se destina. Que nesta Instituição continuemos inspirados a saber cuidar, neste cuidado de afeto, amor e amizade que excede a matéria, os gestos e as palavras”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas, João Pimpão.
A cerimónia incluiu a bênção do edifício e de uma nova carrinha da instituição, um concerto de concertinas de jovens da terra, uma homenagem ao fundador da IPSS, o descerrar de uma placa e uma visita ao lar que terminou com um convívio com café e filhós.
Marta Botas
Noticia publicada no jornal impresso, edição de fevereiro
Partilhar nas redes sociais