Sporting de Pombal cancela actividade desportiva e aguarda orientações da DGS
POMBAL
O Sporting Clube de Pombal vem pelo presente comunicar que deliberou, em reunião de Direção, cancelar temporariamente toda a atividade desportiva, enquanto não forem emanadas as orientações da DGS, bem como da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Leiria.
Esta deliberação aplica-se igualmente aos treinos da equipa de juniores, os quais iniciaram a 12 de agosto, mas cuja indefinição relativamente ao início da competição, condições restritivas em termos de utilização de balneários e a própria natureza dos treinos de modalidades coletivas (envolvendo contacto físico), nos levam a concluir que não estão reunidas as condições desportivas e de saúde para continuar com a atividade.
Exigem-se definições claras por parte das entidades com responsabilidades nesta área. A Direção do Sporting Clube de Pombal considera que o atual quadro de constrangimentos quando à utilização dos campos de futebol e respetivas instalações, em especial os balneários para treino e jogos, impede o exercício salutar da prática desportiva, acarretando riscos específicos para os atletas e equipas técnicas. No que respeita a esta última questão, o mais recente esclarecimento prestado pela Direção Geral de Saúde, não obstante a manifestação dos seus representantes governamentais quanto à importância da retoma da atividade desportiva, não deixa antever o restabelecimento, a breve prazo, das condições operacionais que o Sporting de Pombal considera mínimas para o trabalho preparatório das suas equipas.
O Sporting Clube de Pombal faz ainda saber que reuniu com clubes de futebol do concelho de Pombal e concelhos vizinhos, que participam na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Leiria, e foi consensual a preocupação dos respetivos dirigentes com a possibilidade de as competições desportivas se iniciarem sem a presença de público nos jogos de futebol.
Essa eventualidade, além de desnaturar a própria essência das competições, acarretará, entre outras vicissitudes, para todos os clubes, a forte probabilidade da sua inviabilidade económica. Antes desta tomada de posição, tomámos a iniciativa de solicitar esclarecimentos junto da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Leiria quanto à previsão de início das competições, informação atempada das respetivas datas e condições a cumprir nos treinos e competições, mas até ao momento não foi recebida qualquer resposta. Os dirigentes, equipas técnicas, pais, atletas e a comunidade desportiva em geral consideram que esta indefinição não respeita o esforço, paixão e abnegação que todos temos em prol da atividade desportiva, apelando à DGS, FPF e AFL que proporcionem informação clara e atempada, com vista a uma atividade desportiva em segurança e com condições de igualdade para todos os clubes.
Pombal, 24 de agosto de 2020
Partilhar nas redes sociais