2025/11/01
Foi formalizado no passado mês de setembro, a entrega de um veículo automóvel elétrico por parte do Município de Pombal à Polícia de Segurança Pública (PSP) destinado ao Programa “Escola Segura” da Esquadra de Pombal.
“Um veículo que vai trazer mais responsabilidade, uma vez que nos vai permitir maior mobilidade junto dos 14 estabelecimentos de ensino que servimos, sete jardins de infância e sete do ensino primário ao secundário”, disse o Comandante Distrital de Leiria, Superintendente Domingos Urbano.
O Comandante aproveitou para agradecer a “sensibilidade da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia”, que nos “têm auxiliado e compensado, muitas vezes, a deficiência e a impotência de um Estado central para acolher e acorrer a todos.” Na sua opinião, “investir na polícia é investir na comunidade”, uma vez que “uma Polícia forte é seguramente uma comunidade mais capaz, mais robusta, mais inclusiva e com melhor capacidade para enfrentar os desafios”.
Para o presidente da Câmara, “este é apenas um caminho que já é feito em Pombal há algumas décadas, de uma relação muito forte entre a Polícia, a segurança pública e a comunidade”, realçando a importância de os mais novos “olharem para as forças de segurança de uma forma respeitosa, mas como amigos, de ter o agente de autoridade como amigo”, até porque “é na escola que se começa”.
Segundo Pedro Pimpão, “não há melhor forma de educarmos as nossas crianças a esta cultura de cidadania, de respeito, do que fazê-lo na escola. Hoje percebe-se que em Pombal, a PSP tem aumentado aquilo que é o respeito e a relação de proximidade com a comunidade.” Uma forma que tem contribuído para que “Pombal seja uma cidade segura, um concelho seguro. Sublinhou que se trata, também, de um fator atrativo, porque “o investidor, quando chega a Pombal, perguntam-nos como é que estamos servidos, aqui no território, em termos de segurança e saúde”.
O autarca realçou ainda a importância do novo recurso que a PSP passa agora a dispor. “Facilmente percebemos que uma escola segura é uma escola onde os pais, os educadores, os professores, os diretores, os alunos vivem segurança”.