Em
Notícias da Sua Terra

2021/09/06

O meu aparelho auditivo apanhou água. O que fazer?

OPINIÕES

Uma das questões mais colocadas por novos utilizadores de aparelhos auditivos é: “O aparelho pode apanhar água?”. Com o desenvolvimento da tecnologia em aparelhos auditivos, a qualidade da audição e também o conforto na sua utilização são as grandes mais valias na comparação com equipamentos mais antigos e com menos desenvolvimento tecnológico.
No entanto, o facto de os aparelhos auditivos se tornarem cada vez mais confortáveis pode também levar a que os seus utilizadores se esqueçam que os estão a usar. Apesar de a maior parte dos aparelhos auditivos hoje já estarem munidos de tecnologia que os protegem da água, situações como tomar banho ou dar um mergulho não são recomendadas sem que primeiro se retirem os aparelhos dos ouvidos.
Caso os seus aparelhos auditivos se molhem de forma acidental, o primeiro passo a dar é retirar a pilha do seu interior e colocá-la no lixo. De seguida, limpe o aparelho com um pano ou lenço seco absorvendo toda a água visível. Se tiver um desumidificador elétrico para aparelhos auditivos, coloque o aparelho no seu interior e faça um ciclo completo de desumidificação (o tempo de cada ciclo pode variar de acordo com o fabricante do equipamento). Se tiver um desumidificador com pastilhas de sílica próprio para aparelhos auditivos, deixe o aparelho no seu interior durante 10 horas.
Após a realização de uma destas tarefas, teste o aparelho com uma pilha nova. Caso o aparelho não funcione contacte o seu especialista em aparelhos auditivos o mais depressa possível. Os utilizadores que não possuam nenhum destes equipamentos de desumidificação, devem contactar o seu especialista logo após a ocorrência a fim de evitar danos nos seus aparelhos auditivos. Por último, nunca em situação alguma tente secar os aparelhos auditivos recorrendo a secadores de cabelo, micro-ondas, aquecedores, lareiras ou salamandras, pois o calor direto pode derreter ou danificar os componentes dos seus aparelhos auditivos.
(Testo publicado na edição em papel do mês de Agosto de 2021)    
Diogo Brilhante 
Administrador de Centro Auditivo Pombal 
diogobrilhante@hotmail.com 
     

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
João Santos: Pensar e preparar o território
20/02/2026
José Pereira: Informar será sempre muito importante
11/02/2026
Pombal: Práticas inclusivas no Refeitório Escolar
11/02/2026
Desporto: Derby cheio de emoções termina empatado a zero
11/02/2026
Estudantes de São Tomé e Principe recebidos no Salão Nobre da J.F. Louriçal
7/02/2026
Pombal: 𝗔𝗰𝗼𝗿𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗚𝗲𝘀𝘁𝗮̃𝗼 | 𝗔𝗯𝗲𝗿𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗲𝗰𝗵𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗚𝗿𝗼𝘂 𝗲 𝗔𝘀𝘀𝗮𝗻𝗵𝗮 𝗱𝗮 𝗣𝗮𝘇
27/01/2026
Borboleta rara na freguesia do Carriço
24/01/2026
Pescador morre esfaqueado pelo cunhado durante festejos do Ano Novo.
24/01/2026