2026/01/24
Uma espécie de borboleta ainda não descrita para a ciência foi encontrada na freguesia do Carriço, no Concelho de Pombal
Uma equipa de investigadores identificou uma nova espécie de borboleta nas imediações da Lagoa de S. José, situada na localidade do Carriço, mais propriamente na margem da estrada que atravessa a Mata Nacional do Urso.
Esta área foi severamente afetada pelo incêndio que consumiu o Pinhal de Leiria a 15 de outubro de 2017. Ainda assim, restaram alguns hectares densamente florestados que continuam a albergar um conjunto interessante de fauna e flora.
Entre 2020 e 2024, foram instalados diversos pontos de luz ao longo da área amostrada, tendo-se recorrido ao método de armadilharem luminosa noturna, permitindo a deteção e captura dos espécimes que foram posteriormente sujeitos a análise laboratorial no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).
De dimensão muito reduzida, entre 8 a 10 mm, e com um padrão cromático pouco vistoso, a Monochroa monellii, cujo nome surge por referência à planta hospedeira, será dificilmente detetável no seu habitat por um olhar destreinado. Ademais, por ser uma espécie de hábitos noturnos, durante o dia tenderá a abrigar-se de forma dissimulada sob a vegetação rasteira e, quando perturbada, valer-se-á do seu tamanho para se voltar a ocultar.
Atendendo à distribuição da planta hospedeira, bem como ao seu estatuto de não ameaçada, acredita-se que esta nova espécie de borboleta possa estar localizada em mais locais ao longo da linha costeira.
A espécie agora descoberta demonstra que o conhecimento da biodiversidade portuguesa permanece por esgotar e que mesmo em habitats com forte intervenção humana é possível descobrir espécies nunca antes documentadas.
"Notícia publicada na edição impressa do mês de Janeiro de 2026"