BAIXO MONDEGO Noticias em Destaque
Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, teve lugar o projeto Na Outra Margem, uma iniciativa financiada pela Freguesia de Alqueidão e coordenada e produzida por Emanuel Rodrigues. O projeto contou com a participação de 700 pessoas, que se envolveram nas diversas atividades programadas, sendo o espetáculo de teatro o ponto alto da iniciativa. A estreia do espetáculo atraiu 270 espectadores à plateia.
O programa do projeto incluiu o referido espetáculo, que foi apresentado no antigo clube do Alqueidão, atualmente sede da empresa Agro-mondego, e na Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Calvete. Além disso, foram realizadas outras atividades culturais e educativas, como uma Oficina da História da Alimentação, dinamizada pela investigadora e escritora Guida Cândido, um Atelier para a Infância sobre o universo da cegonha, coordenado pela professora e escritora Guida Guardado, e um Percurso pelo Património Cisterciense, conduzido pela investigadora Inês Pinto. Este percurso contou com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que cedeu um mini-bus para facilitar a deslocação dos participantes.
A gastronomia esteve a cargo das várias associações e coletividades nomeadamente, a Casa do Povo, a Banda Filarmónica, a Associação de Pais da EB1, Representantes de pais do Jardim de Infância, Centro Paroquial(IPSS), Agrupamento de Escuteiros e Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Calvete, que apresentaram iguarias e petiscos tradicionais, celebrando os sabores do Baixo-Mondego.
O projeto "Na Outra Margem" é uma continuação do projeto "A Sul do Mondego", realizado em 2022, e visa aprofundar o conhecimento sobre a cultura, história e tradições da Freguesia de Alqueidão e da região do Baixo-Mondego, enaltecendo as riquezas da margem sul do rio Mondego.