Foi apresentado no passado, dia 26 de abril, o livro “O Externato da Guia”, de autoria de um dos seus cofundadores, António Ramos de Almeida, e editado pelo Município de Pombal.
Um livro que se assume como “um importante registo histórico da génese e evolução de uma das escolas mais marcantes da nossa região, que tem desenvolvido um trabalho de excelência ao longo das mais de seis décadas da sua existência”, considera o presidente da Câmara Municipal de Pombal.
Pedro Pimpão enaltece o exemplo de António Ramos de Almeida, com 94 anos de idade, e que “é uma inspiração para todos nós, pelo empreendedorismo e pela perseverança do seu contributo ao desenvolvimento da Guia e do concelho de Pombal”. “É uma honra poder ouvir da pessoa de um dos seus fundadores como nasceu o então Externato Liceal, o processo que levou à sua criação e os desafios que enfrentaram todos aqueles que se aventuraram nesse empreendimento” que hoje é a Escola Básica e Secundária, sede do Agrupamento de Escolas da Guia.
"Esta notícia também pode ser lida na edição impressa em papel do mês de Maio de 2025"
Texto: José Ribeiro Pereira